voltar

Congresso sobre o ensino de inglês com foco na Pedagogia de Projetos – APIRS – julho/2013

-Sandra Baumel Durazzo, diretora da Target Idiomas, capacitadora de professores de LE

Nos dias 18 e 19 de julho, diversos profissionais da área de educação ligados ao ensino de inglês, se reuniram em Porto Alegre para participar da 19ª edição da Conferência organizada pela Associação dos Professores de Inglês do Rio Grande do Sul, a APIRS.

A conferência promove anualmente uma oportunidade para os profissionais trocarem experiências, esclarecerem dúvidas, entrarem em contato com produções editoriais, enfim, atualizarem suas práticas. Profissionais de todo o estado se reúnem pontualmente às 8h00 da manhã e participam de palestras,comunicações e exposições até às 19h00 da noite.

A Target Idiomas esteve presente por meio do convite para que eu fosse uma das key-note speakers do evento. O tema deste ano: Project work, é parte integrante do trabalho da Target desde sua fundação e a palestra compartilhou com os participantes algumas das nossas reflexões sobre o assunto.

Os projetos se apresentam ao mesmo tempo como solução e problema para cursos de inglês. Por um lado, abrem a possibilidade de trabalho cooperativo, inclusivo e significativo para os alunos. Por outro lado, causam certa insegurança nos professores acostumados a definir os saberes desejados em termos de uso de regras ou unidades temáticas. O público então chegou à palestra ávido por respostas, confirmação de suas inquietações ou ainda, a procura de novas alternativas.

 Outros palestrantes trouxeram ideias interessantíssimas como a Professora da Universidade Federal  do Rio Grande do Sul, Anamaria Welp, que mostrou iniciativas existentes e eficazes dos EUA; a Presidente da APIRS, Michele Schwertner que provocou a todos os participantes com suas perguntas sobre representatividade dos cursos para os alunos; o autor de livros didáticos e professor Paul Seligson que falou da importante conexão da língua alvo com a língua materna dos aprendizes; e a formadora de professores do British Council, Lavaughn John, que discutiu o grande alcance educacional do trabalho com projetos.

Mas sem dúvida um dos destaques do congresso foi a quantidade de iniciativas públicas e privadas de incentivo à formação docente apresentadas. Pude conhecer trabalhos maravilhosos realizados em escolas estaduais por estudantes de Letras coordenados e supervisionados por profissionais da Universidade, URGS e Unisinos. Também vi apresentações de professores que ganharam bolsas para aperfeiçoamento profissional no exterior que, além dos cursos em si, se mostraram uma oportunidade de enriquecimento pessoal para cada um dos participantes.

Sem dúvida a troca de saberes entre profissionais da mesma área é sempre gratificante. E a iniciativa de juntar tantos educadores em um congresso de dois dias merece os parabéns.

Para saber mais sobre o congresso, visite o site: http://apirsconvention.wordpress.com/

Comments received:

Em 20.07.2013, Marcus Silva escreveu:
Oi Sandra! Adorei tua apresentação!!!!!!!  És uma pessoa motivada, querida e uma excelente profissional!  Fiz um contato muito bom com o British Council, então começarei a escrever um artigo para publicar. Quero muito fazer um curso contigo!    
Um grande abraço, Marcus Silva

 

Em 22.07.2013, Jeane Cortezia escreveu:

 Dear Sandra!
It was so good to attend your presentation at Apirs Convention.
I'd like to ask you if you could send me your Prezi so that I could share it with my colleagues.
Thank you in advance and congratulation on your great presentation
Abraços,
 Jeane Cortezia.
Professora de Inglês - Unisinos/Unilínguas
www.unisinos.br/unilinguas

Em 22.07.2013, Michele Schvertner escreveu:
Oi, Sandra, tudo bem?

(...)
Mais uma vez, muito obrigada por tudo. Todo mundo gostou muito da tua fala.

Um grande abraço,
Michele

Michele Schvertner
President of APIRS


  © 2001- . Target Idiomas
Telefone: (11) 3758 4568
Uiliam Cruz - Web Designer  
design by MultiArt